quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Como começar a organizar suas finanças


Olá caros leitores!


Você pode começar a melhorar sua vida financeira. Veja como cuidar do seu dinheiro para não entrar na lista dos inadimplentes, estourar o limite do cheque especial ou incorporar o rotativo do cartão de crédito no seu orçamento mensal. Tudo isso emperra seus planos para o futuro.


- Não gaste mais do que ganha: assim você conseguirá se livrar de eventuais apertos e terá dinheiro para investir e planejar viagens e compras futuras.
- Procure pagar todas as dívidas: inclusive as do cheque especial antes de entrar em novos financiamentos. Dependendo do caso, vale a pena renegociar os débitos ou trocar uma dívida mais cara por uma mais barata. Vale a pena buscar condições mais vantajosas junto aos credores.
- Faça as contas antes de contratar financiamentos para aquisição de bens de alto valor, como casa própria e veículos, que exigem comprometimento de renda por períodos prolongados.
- Se não tiver necessidade imediata do produto, aplique o dinheiro e compre-o depois, a vista. A economia com os juros será revertida a seu favor, ao invés de pagar juros por mais tempo, você pode receber os juros da aplicação e adquirir o produto em menor prazo.
- Não incorpore o limite do cheque especial a sua renda. Ele só deve ser usado em situações de emergência.
- Nunca use o cheque especial para pagar dívidas decorrentes de outros financiamentos. Nesse caso, você estará pagando juros sobre juros. E o cheque especial tem uma das maiores taxas de juros.
- Use cartões de crédito para postergar o pagamento de dívidas. Mas, quando receber as faturas, liquide o débito integralmente. Quem paga apenas o valor mínimo, arca com juros sobre juros altíssimos no mês seguinte.
- Informe-se sobre as taxas de juros (e não apenas se a prestação cabe no seu bolso) cobradas nos financiamentos. O valor da prestação pode caber no orçamento de hoje, mas não no de amanhã.
- Procure pagar suas contas até o vencimento, de modo a evitar cobrança de multas.
Muitas destas atitudes dependem da sua disciplina, porém para obter orientações para decisões importantes na sua vida financeira (compra de um imóvel, previdência, sair do vermelho, etc) convém contar com o apoio de um planejador financeiro pessoal. Este profissional atua como consultor para avaliar seus objetivos, expectativas e necessidades visando desenvolver, apresentar e executar estratégias de planejamento financeiro adequadas ao seu perfil.



“Tristezas e lágrimas não pagam suas dívidas, é necessário disciplina e atitude”.

2 comentários:

Thais disse...

Você disse que o cartão de crédito é bom pra milhas aéreas. Você sabe me dizer quais cartões oferecem essa vantagem? Pq isso me interessa!!!

Bjs!

Alexsandro Silva disse...

Thais, obrigado pelo comentário.


Alguns bancos possuem programas de milhagem com as empresas aéreas. Há também a possibilidade de fazer o cartão de crédito da própria empresa aérea, essas informações geralmente podem ser localizadas nos sites das administradoras de cartão e das empresas aéreas.

Um abraço e muita $aúde para seu bolso.