sexta-feira, 26 de março de 2010

Vivendo um mês sem cartão de crédito - Semana Final











Olá caros Leitores!


Esta semana finalizo os relatos da experiência que aceitei no Programa de Finanças Pessoais Elas e Lucros, o desafio de passar um mês sem usar os cartões de crédito.

Foi um período muito interessante e com muitas lições aprendidas, os resultados foram realmente positivos e o objetivo de fazer deste desafio um sucesso. A oportunidade de poupar mais foi alcançada. Os gastos em dinheiro realizados ao longo do mês foram quase 60% inferiores ao planejado, este valor poderá ser poupado no mês que vem, pois posso dizer feliz e em voz alta:

 - NÃO TENHO FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO PARA PAGAR NO MÊS QUE VEM.

Nunca imaginei que ficaria tão satisfeito em dizer isso, mesmo perdendo algumas milhas de viagem, fazendo controles em pedaço de papel e ter de ir ao banco muitas vezes sacar dinheiro. Vale a pena compartilhar algumas lições.

Para quem faz o controle financeiro com a fatura do cartão de crédito, torna-se complicado ter de administrar os gastos em pedaços de papel na hora das compras, pois o cartão oferece a facilidade de disponibilizar a fatura pela internet e todos os lançamentos estão num único lugar. Uma dica que pode ser aplicada a este caso seria praticar a cidadania, pedir cupom fiscal ajuda no recolhimento de imposto, combate a sonegação e colabora com os controles financeiros pessoais.

A reserva financeira disponível para emergências foi essencial neste período, pois alguns eventos, relatados nas semanas anteriores, não estavam planejados e foram custeados com essa reserva. Vai aqui a dica: se o mês tem o mesmo tamanho do salário, qualquer imprevisto pode fazer com que o orçamento feche no vermelho. Portanto, procure manter uma reserva para imprevistos.

Com o cartão de crédito psicologicamente é comum não perceber o dinheiro saindo do bolso, o que dá a falsa impressão de que o dinheiro não está sendo gasto. Priorizar, pensar e evitar consumo por impulso é o que permite poupar. Este período foi excelente para deletar todos os e-mails promocionais das lojas virtuais, ignorar qualquer promoção, liquidação, oferta, queima ou qualquer outra coisa que os especialistas de publicidade apresentam para fazer as pessoas comprarem o que realmente não precisam. Mais uma dica, se não quer gastar deixe o cartão na gaveta.

Bom não pretendo me alongar muito, espero que esta experiência incentive pessoas a cuidar melhor das suas finanças pessoais.

Um Abraço a todos.


$ucesso.

Um comentário:

MARISTELA disse...

Alexsandro, estou dando os meus primeiros passos na vida sem cartão de crédito...sim...pq agora vejo que há vida sem ele....E QUE VIDA! por mais que eu ouvisse dos mais poupadores o grande segredo da prosperidade: "NÃO TENHO CARTÃO"...sabia que isso nunca poderia ser vivido por mim...aprendi na marra..depois de dever mais do que ganhava ao cartão, nasci de novo...e realmente...como você colocou no seu blog...SABER QUE NÃO TENHO FATURA PARA PAGAR NO MÊS....NÃO TEM PRECO...RS..infelizmente, falta ao brasileiro aprender o real valor do dinheiro...e me sinto livre e feliz, porque agora EU CONTROLO O MEU MUNDO... bjs